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3 sopas e caldos e todos seus benefícios para este Inverno

O inverno parece não ser o mesmo se não vier acompanhado de sopas e caldos para nos esquentar, não é mesmo? São tantos sabores que a gente fica até perdido, ainda mais quando queremos escolher a opção mais saudável. E para acompanhar o nosso dia a dia com refeições que ofereçam benefícios para a saúde, que tal conferir o que o Caldo Verde, a Canja, a Sopa de e a de Ervilha têm de tão especial para a nossa saúde, e de quebra, ainda aprender a receita de cada uma?  Caldo Verde Normalmente, a sopa de Caldo Verde leva três ingredientes principais: a couve-manteiga, a batata e a linguiça. A couve-manteiga, por exemplo, é rica em cálcio, ferro, clorofila, magnésio, vitaminas A e B. Por isso, contribui para a desintoxicação e o funcionamento adequado da função intestinal, além de ajudar no emagrecimento e a prevenir diversas doenças, como a anemia e o câncer.   - Ingredientes:  Couve manteiga (cortada) 1 kg de batatas (cozidas) 1 calabresa 3 dentes de alho 1 cebola (ralada) Azeite  - Modo de preparo:  No azeite, frite o alho e a cebola até dourarem e, depois, acrescente a calabresa, deixando-a também até dourar. Adicione um copo de água e deixe apurar. Faça um purê com as batatas que estão cozidas e adicione na panela. Agora, acrescente a couve já picada em tiras finas e cozinhe por mais 5 minutos. Está pronta para servir!   Canja Canja é sempre a pedida número 1 para gripes e resfriados... E não é por menos! O frango, ingrediente principal, contém cisteína, aminoácido que ajuda a liberar as secreções do pulmão. Além disso, as proteínas, vitaminas e sais minerais presentes na canja, ajudam a fortalecer o nosso organismo, criando barreiras de proteção e aumentando a imunidade. Se você incluir cenoura e outros legumes, melhor ainda, já que possuem propriedades anti-inflamatórias.  - Ingredientes:  ½ xícara de arroz 1 peito de frango sem osso ½ cebola 4 dentes de alho 1 cenoura Salsinha 1 colher (sopa) de azeite 1 litro e ½ de água fervente  - Modo de preparo:  Tempere o peito de frango com sal a gosto. Depois, jogue-o em uma panela de pressão junto do azeite, o alho e a cebola até fritar. Acrescente a água fervente, o arroz e a cenoura. Coloque mais sal e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Quando estiver pronta, coloque a salsinha e sirva! Sopa de Ervilha É rica em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, magnésio, ferro e potássio. Por também conter zinco, ácido fólico e niacina, ajuda a proteger a saúde do nosso coração, evitando possíveis doenças cardíacas. A ervilha ainda contribui para regular os níveis de açúcar, prevenindo doenças como a diabetes. E por ter luteína, substância que não é produzida naturalmente pelo ser humano, protege os nossos olhos dos raios solares.   - Ingredientes: 1 paio 250 gr de ervilha 1 linguiça calabresa 100 gr de bacon 250 ml de água Azeite Alho  Sal  - Modo de preparo: Em uma panela de pressão, adicione um fio de azeite e doure o alho. Depois, refogue o bacon, a linguiça e o paio. Coloque as ervilhas, cubra com água e cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Abra a panela, mexa no fundo para misturar todos os ingredientes e deixe na pressão por mais 20 minutos. Agora, é só experimentar e se esquentar com essa sopa mega saborosa e saudável!  

17/07/2019

A melhor pedida para as férias: Pipoca Colorida Caramelizada

A temporada de férias finalmente começou! E parece que já bate um leve desespero em ter que criar ideias diferentes para distrair a criançada, né? Mas com uma pitada de criatividade, e talvez um pouquinho de açúcar também, os pequenos vão se divertir bastante com essa receita. Nada como uma Pipoca Colorida Caramelizada para aquele momento família tão especial. Então já separa o filme preferido para assistir com o filhote ou a filhota, e anota essa dica super fácil, que leva menos de 15 minutos para preparar: Ingredientes ½ xícara (chá) de óleo de cozinha 1 xícara (chá) de milho para pipoca 1 xícara (chá) de açúcar refinado 1 colher (chá) de corante alimentício em pó da cor preferida Modo de Preparo Coloque o milho, o óleo de cozinha, o açúcar e o corante na panela. Misture. Leve ao fogo e mexa até que o milho estoure. Não deixe de misturar, para que a pipoca não fique queimada. Depois de 10 ou 15 minutos, quando a pipoca estourar, coloque-a em um balde e deixe esfriar. Repita o processo todo com um corante alimentício de outra cor. Faça quantas cores de pipoca quiser e, depois, misture-as para formar uma mistura bem colorida. Pronto, é só servir!! A criançada vai se divertir e amar a Pipoca Colorida, mas lembre-se: a receita deve ser feita sempre com a supervisão de um adulto.

05/07/2019

4 receitas de sopas nutritivas para o inverno

Nutricionista Maria Fernanda Kawabata, do Covabra Supermercados, ensina como preparar pratos fáceis para os dias mais frios Para enfrentar os dias mais frios do inverno, que começou na sexta-feira (21), nada melhor do que um prato quentinho no almoço ou jantar. Os caldos, sopas, massas e fondues são boas pedidas para a estação mais aguardada por muitas pessoas. Pensando em oferecer opções de pratos saborosos e fáceis de fazer, a nutricionista Maria Fernanda Kawabata preparou quatro receitas nutritivas, com ingredientes que são facilmente encontrados nas prateleiras. No Covabra Supermercados, o consumidor encontra uma grande variedade de itens para o preparo dos pratos nos setores de frutas, verduras e legumes, açougue, frios e padaria com os produtos de acompanhamento para as refeições. De acordo com a nutricionista, os pratos são ótimas opções para as crianças por oferecer uma refeição leve e nutritiva. “É sempre interessante unir em um prato os legumes, folhas e proteínas para deixar as sopas e caldos bem completos. As folhas de espinafre e couve, por exemplo, agregam bastante fibra para o organismo”, explica Kawabata. Confira abaixo as receitas incríveis para o inverno: CREME de INHAME com ESPINAFRE Ingredientes - 150g de inhame cru cortado em cubos; - ½ cebola grande picada em cubos; - 1 dente de alho picado; - 1 ½ xícara de água; - 1 ½ xícara de espinafre cru com talos; - Sal, azeite, pimenta do reino e temperos a gosto. Modo de preparo Refogar o alho e a cebola em um fio de azeite. Colocar o inhame em cubos e a água. Esperar amolecer o inhame e desligar. Bater no liquidificador o inhame com a água, o espinafre, os temperos e o azeite. Voltar a mistura ao fogo um pouco e servir. A receita pode ser incrementada com proteína, como ovos cozidos, frango desfiado ou carne moída. Para quem não ingere proteína animal, é possível substituir por tofu, cogumelos ou grão de bico. Informações nutricionais: O creme é nutritivo pelo inhame ser ótimo para imunidade (vitaminas do complexo B, ácido fólico, antioxidantes, vitamina C e muitos minerais) e o espinafre rico em muitos nutrientes como ferro, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A, C, E e K. CALDO DE ABÓBORA COM ESPINAFRE E FRANGO Ingredientes - 1kg de abóbora cabotiá sem a casca e sem sementes e cortada em pedaços; - 300g de frango desfiado; - 1 cebola cortada em cubos; - ½ dente de alho picado em pedacinhos; - 100g de espinafre cru; - 1 colher de sopa de azeite; - Sal a gosto Modo de preparo Em uma panela, colocar o alho, a cebola, o azeite e a abóbora em cubos. Cobrir tudo com água, colocar uma pitada de sal e deixar cozinhar por uns 20 minutos. A abóbora deve ficar cremosa. Em seguida, acrescente o frango desfiado já cozido e deixe cozinhar até levantar fervura novamente. Por fim, desligar o fogo e acrescentar o espinafre picado. Servir. Informações nutricionais: A abóbora é uma ótima fonte de vitaminas e minerais com baixo índice glicêmico e rica em fibras. Possui bastante vitamina A, C, betacaroteno, magnésio, potássio, zinco e triptofano. Ela é muito utilizada como fonte de carboidrato pouco calórico em dietas para perda de peso. O frango entra como fonte de proteína rico em vitamina B3 e complexo B, ferro e fósforo. Sua digestão é mais fácil do que a da carne vermelha e possui menos gorduras. O espinafre também vem pra finalizar essa maravilha de nutrientes. Ele é fonte de niacina, zinco, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sobre e manganês. Opção muito nutritiva. SOPA DE LEGUMES LIGHT Ingredientes - 1 ramo de brócolis chinês; - 2 cenouras médias; - 1 chuchu médio; - 1 berinjela média; - 1 abobrinha média; - 2 folhas de couve cruas picadas; - 1 cebola média picada; - 4 dentes de alho picado; - Lascas de gengibre; - Azeite; - Cheiro verde e sal a gosto. Modo de preparo Cortar os legumes em cubos e reservá-los. Na panela de pressão, dourar o alho picado com sal e a cebola num fio de azeite. Acrescentar os legumes, o gengibre e o cheiro verde. Colocar água até cobrir os ingredientes. Tampar a panela e deixe ferver por 10 minutos após a pressão. Deixar esfriar um pouco e bater tudo no liquidificador. Finalizar com couve crua picada com a sopa servida no prato já quente. Pode ser acrescentado ao prato frango ou carne. Basta refogar a proteína escolhida em tiras no alho e na cebola até dourar e depois seguir o modo de preparo restante. Informações nutricionais: A sopa de legumes é muita rica em nutrientes por conta da variedade de legumes. O brócolis, por exemplo, é rico em fitoquímicos e antioxidantes. Contém quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selénio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e fósforo. A abobrinha também agrega como fonte de vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Além de possuir baixíssima caloria. A couve ainda vem pra completar a receita com muitas fibras, cálcio, ferro, betacaroteno, vitamina C, A, E e muitos outros antioxidantes e fitonutrientes (nutrientes que não são essenciais para o organismo, mas atuam na melhoria da saúde imunológica). Ela crua, conforme pede a receita, tem seus nutrientes mais preservados. O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. CALDO VERDE FIT Ingredientes - 1 cebola média; - 1 dente de alho; - 1 chuchu pequeno picado; - 1 abobrinha pequena picada; - 2 folhas médias de couve em fatias finas; - 1 colher de sopa de manjericão picadinho (opcional); - Sal a gosto. Modo de preparo Refogar os legumes e o manjericão no alho e na cebola. Cobrir eles com água antes que cozinhem e colocar sal à gosto. Em seguida bater tudo no liquidificador. Pode voltar a mistura para a panela se quiser aquecer mais. Depois de quente, tirar do fogo e acrescentar a couve fatiada e servir. Se for colocar carne, frango ou peixe no caldo, refogue na cebola e no alho antes de colocar os legumes.

28/06/2019

A história por trás da união entre Queijos e Vinhos

Existe dupla gastronômica mais consagrada e tradicional do que Queijos e Vinhos? Juntar esses dois alimentos é tão natural para nós que até parece que eles sempre andaram assim de mãos dadas, como se fossem um só, tamanha é a harmonia existente entre eles. Mas é claro que essa junção clássica teve origem em algum momento e lugar da história. Precisar uma data é impossível, mas é correto afirmar que na Europa a prática existe já há centenas de anos. As origens geográficas são duas: França e Itália, países historicamente conhecidos pela produção tanto do queijo quanto do vinho. Mas o interessante é constatar que o processo de juntar um ao outro aconteceu de forma independente em ambos os países: não foram os franceses que influenciaram os italianos a adotarem o costume e nem vice-versa. Os vinhos começaram a ser juntados aos queijos naturalmente, de acordo com o que cada local tinha para oferecer: nas regiões vinícolas da França (Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champanhe, Provence...), o vinho do porto passou a ser servido com queijo Brie - aliás, até hoje uma das uniões mais comum de se fazer -; já nas regiões vinícolas da Itália (Toscana, Piemonte, Veneto, Sicília...), o vinho tinto começou a ser servido com queijo Asiago, um tradicional queijo da Itália. Essas e outras inúmeras junções foram sendo passadas de geração em geração até chegarmos ao presente, séculos mais tarde, em um tempo em que elas seguem sendo usadas não só pelos franceses e pelos italianos, mas pelo mundo todo. Muitos se perguntam por que um vai tão bem com o outro. E é a ciência que explica: o gosto do adstringente e o gosto da gordura vão bem juntos, pois sabores em espectros opostos de sensação são agradáveis ao paladar. Isso vale para queijos e vinhos tanto quanto vale para qualquer outra combinação de bebida e comida: o primeiro faz com que o sabor do segundo seja explorado ao máximo, mutuamente. Aqui, cabe a velha máxima: os opostos se atraem. Portanto, é a história, a geografia e a ciência que nos dizem em alto e bom som: não é nada à toa que essa é uma dupla tão popular. E agora que você já sabe de tudo sobre o assunto, vale esbanjar esse conhecimento na sua próxima noite de queijos e vinhos!

03/06/2019

Decoração especial para uma noite de queijos e vinhos

Para quem gosta ou não do frio, uma coisa é certa: uma noite de queijos e vinhos aquece qualquer um. Todo mundo sabe que queijo combina mais com vinho do que pão com manteiga, e para montar uma noite inesquecível a decoração da mesa faz toda a diferença. Não tem magia, é tudo bem simples e com um pouco de preparação é possível surpreender os convidados. A mesa precisa ser o mais simples possível, sem exageros decorativos, pois a ideia é deixar todos se sentirem livres para se servir de diferentes tipos de queijos e outros petiscos que possam colorir a noite, como vegetais picados, azeitonas, salame, entre outros. A melhor opção é servir os aperitivos em grandes tábuas para ficar bem organizadinho e acessível. É essencial deixar um conjunto de facas ao lado para cortar tudo com cuidado. Em uma noite de queijos e vinhos é muito comum deixar à disposição diferentes tipos de pães, o que abre a possibilidade de aproveitar vários cestinhos para enfeitar o ambiente. Uma decoração mais rústica se torna refinada, e para isso você pode usar utensílios tradicionais, como guardanapos brancos e uma toalha de mesa serrapilheira. Isso porque as garrafas de vinho por si só já deixam o ambiente mais arranjado e sofisticado. Um arranjo de vasos com flores e rolhas deixa a festa mais colorida, mantendo a simplicidade. Cachos de uvas roxas sobre caixotes de madeira ou entre as garrafas também são bem-vindos. E, para não faltar nada, aproveite todas as ofertas do Festival de Queijos e Vinhos Covabra 2019. A gente garante o melhor sabor para a sua noite com a família ou os amigos.

03/06/2019

Spaghetti Barilla Grano Duro com pesto genovese, tomatinhos e muçarela de búfala

Ingredientes 500g de Spaghetti Barilla 400g de tomatinhos cereja 300g de muçarela de búfala 4 dentes de alho ½ vidro de Pesto Genovese Barilla Modo de Preparo Em uma frigideira antiaderente dourar o alho em azeite extravirgem, acrescentar o tomatinhos cortados ao meio e refogar por 5 minutos. Temperar com sal e pimenta do reino preta. Desligar o fogo e reservar. Cozinhar a massa em abundante água salgada, e retirar dois minutos antes do tempo indicado na embalagem, de modo que fique “al dente”. Escorrer. Juntar a massa à frigideira com os tomatinhos. Deixar cozinhar pelos dois minutos faltantes, mexendo sempre. Desligar o fogo, adicionar o pesto diluído em uma xícara de água do cozimento, e finalizar com a muçarela de búfala. Servir imediatamente.

27/05/2019

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