Home > Blog > Lâmpadas Fluorescentes: por que é importante reciclá-las?

Lâmpadas Fluorescentes: por que é importante reciclá-las?

A reciclagem de lâmpadas fluorescentes é tão importante quanto reciclar qualquer outro tipo de material. Afinal, o objetivo é o mesmo: preservar o meio ambiente e deixar o Planeta saudável para as próximas gerações. Por isso, preocupado com a sustentabilidade, o Covabra instalou em algumas de suas unidades compartimentos de coleta de lâmpadas fluorescentes. A ação é uma parceria com a Reciclusque já coletou cerca de 3,6 milhões de lâmpadas desde que foi aberta 

 

A iniciativa é importante porque, só no Brasil, aproximadamente 100 milhões de lâmpadas fluorescentes são utilizadas a cada ano. O problema é que lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes que não são reaproveitáveis, e 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento adequado, contaminando o solo e a água com metais pesados. 

 

O programa Reciclus fornece diversas caixas coletoras para vários estabelecimentos, como o CovabraQuando cheias, as caixas são levadas por transportadoras para locais em que é feita a reciclagem. Durante o processo, são separados os componentes de metal, vidro, pó fosfórico e o mercúrio, que é extraído e recuperado de forma líquida.  

 

Esses materiais podem ser reaproveitados de diversas formas. O vidro é utilizado na fabricação de novos vidros para uso não alimentar, enquanto o pó fosfórico, já livre do mercúrio, serve para fabricar cimento ou asfalto. 

 

Como não podem ser reaproveitáveis, as lâmpadas fluorescentes necessitam de um cuidado especial. Descartá-las em qualquer lugar não prejudica somente o solo e a água, mas também a nossa saúde. Intoxicações causadas por mercúrio podem resultar em problemas respiratórios, neurológicos e gastrointestinais, por exemplo.  

 

Então, se você tem guardadas na sua casa lâmpadas fluorescentes que já não funcionam mais, venha participar desta campanha junto com o Covabra e a ReciclusConfira as lojas onde você pode depositá-las: 

 

    • Rio Claro - (Loja Chervezon)
    • Pirassununga - Loja Carlos Gomes 
    • Leme 
    • Limeira 
    • Pedreira 
    • Capivari 
    • Vinhedo 

19/08/2019

© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.