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Dicas para manter a forma e a saúde no Inverno 

Dicas

Com o Inverno, é comum que a gente deixe alguns cuidados com nosso corpo um pouco de lado. Mas, na verdade, eles devem ser redobrados! A queda da temperatura e a baixa umidade do ar fazem com que nosso organismo sinta a mudança climática – às vezes de maneira negativa.  Por esses motivos, é fundamental ter um cuidado especial à nossa saúde nessa estação do ano. Estamos falando de ajustes na rotina e na alimentação, além de esforços para não pararmos de nos exercitar.  Vamos lá? Essas dicas podem ajudar!   1. Não esqueça de beber água! Por termos menos sede no Inverno, muitas vezes deixamos de beber a quantidade de água necessária por dia. Não deixe isso acontecer!  Consumir a quantidade indicada – no Inverno e em qualquer outra estação do ano – mantém o bom metabolismo e ajuda a hidratar a pele e a garganta, essencial para os dias de ar mais seco.   2. Faça o possível para manter os ambientes da casa arejados Com o frio, tendemos a fechar as janelas e ficarmos em ambientes fechados. O problema é que isso faz com que a circulação do ar fique comprometida, de modo que doenças se disseminem com mais facilidade.  Abra as janelas nas horas mais quentes do dia!   3. Atenção à alimentação!  É comum sentirmos mais fome no Inverno. Isso acontece por causa do nosso organismo, que procura por mais nutrientes para nos manter aquecidos.  Opte por alimentos saudáveis e que ajudem a fortalecer o sistema imunológico. Escrevemos um pouco sobre as frutas, legumes e vegetais da estação na nossa última matéria! E ainda demos algumas sugestões de receita. Leia: https://bit.ly/FLVdoInverno   4. Pratique exercícios físicos Não deixe o frio ficar no caminho dos exercícios físicos! Eles ajudam a melhorar o nosso humor, que pode ser instável pelas temperaturas baixas e a falta de sol, e ainda ajudam a fortalecer a nossa imunidade.  Aqui vão dicas valiosas para você se exercitar da melhor maneira possível no Inverno:  - Agasalhe-se (mas sem exagerar);  - Hidrate-se; - Escolha momentos menos frios; - Faça aquecimento antes do treino para estimular a musculatura, essas preliminares são cruciais para não causar danos aos músculos durante os treinos; - E, claro, respeite seus limites.   São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Então, se bater o frio, já sabe: siga todas! Queremos que você passe pelo inverno com saúde e boa forma.  Estamos esperando por você em nossas lojas! 😉  

30/07/2020

Vai fazer feira? Escolha as frutas, legumes e vegetais da estação!

Receitas

Julho é um dos meses mais frios do Brasil, quando o inverno chega e as temperaturas caem bastante. Mas julho também é o mês de uma deliciosa safra de alimentos saudáveis e naturais que podem ajudar a esquentar o corpo. No inverno, os alimentos da safra são ricos em carotenoides e vitamina C, como as frutas cítricas, que ajudam a prevenir os resfriados. Os legumes e verduras mais comuns também fazem parte dos ingredientes fundamentais das receitas deliciosas que separamos para você preparar aí na sua casa.  Lembramos que você pode economizar ainda mais fazendo parte do nosso programa de fidelidade, o Cliente Bem-Estar, aproveitando os melhores preços do nosso Hortifrúti, dono de muita qualidade e variedade.  Confira algumas frutas, legumes e verduras da estação, acompanhadas de sugestões de receitas que usam alguns deles como ingredientes. Assim você esquenta esses dias frios com muita saúde e sabor!- Frutas: laranja, limão, mexerica, morangos, mamão e caju são apenas algumas das muitas frutas deliciosas da safra de inverno que possuem muitas vitaminas para garantir uma saúde de aço para você e toda a família.  Receita de Peixe crocante ao molho de bergamota, mais conhecida como mexerica! Tempo: aprox. 50 min  Rendimento: 4 porções Ingredientes: - 800g de filé de linguado - 150g de farinha de trigo - 3 ovos - 150g de farinha panko ou farinha de rosca - Suco de 4 mexericas - 20g de amido de milho - 3 colheres de sopa de azeite - Pimenta e sal à gosto Modo de preparo: Tempere o peixe com o sal e a pimenta e depois empane, primeiro na farinha de trigo, no ovo e, por último, na farinha panko. Use o azeite em uma frigideira para grelhar o peixe temperado, depois reserve. Na mesma frigideira, acrescente o suco de mexerica com o amido de milho e cozinhe até engrossar. Depois, sirva o molho sobre o peixe e aproveite o sabor indescritível dessa receita. - Verduras: nesta época, é fácil encontrar verduras como o agrião, couve, alho-poró, espinafre, chicória, escarola e rúcula, além de alguns temperos, como erva-doce, mostarda e coentro. Essas verduras possuem baixo teor de gordura e ajudam a melhorar a digestão. Receita de Escarola à Italiana, perfeita para quem ama refolgados. Tempo: aprox. 38 min  Rendimento: 4 porções Ingredientes: - 2 maços de escarola - 3 colheres de sopa de azeite - 1 cebola picada - 2 dentes de alho picados - 20g de aliche - 2 tomates picados - Sal à gosto Modo de preparo: Em uma panela, ferva a água e coloque a escarola. Deixe mais 1 minuto no fogo e depois desligue. Mantenha a escarola no fogo por mais 5 minutos, para refogar e depois escorra e deixe esfriar. Pique e refogue a cebola e o alho no azeite, depois corte os tomates em cubinhos e junte ao fogo. Acrescente o aliche e deixe refogar por mais 5 minutos. Em seguida, acrescente a escarola, refogue por mais 2 minutos e acerte o sal para finalizar.  - Legumes: os mais famosos do inverno são a batata-doce, o milho e a cenoura, mas entram na lista também a mandioca, o brócolis, ervilha, abóbora, abobrinha e o pimentão, que podem equilibrar os níveis de colesterol e ajudar na formação de proteínas para o nosso corpo. Receita de Sopa cremosa de milho com frango, para aquecer dos pés à cabeça! Tempo: aprox. 40 min  Rendimento: 4 porções Ingredientes: - 100g de peito de frango cortados em cubos - 1 cebola picada - 1 maço de cheiro-verde - 1L e meio de água - 2 lata de milho verde - 3 colheres de sopa de farinha de milho - 1 xícara de chá de couve-manteiga picada Modo de preparo: Em uma panela, coloque o frango e frite até que a carne fique bem dourada. Acrescente a cebola, o cheiro verde e água fervendo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Depois, retire o cheiro-verde e coloque o milho e farinha de milho dissolvida em um pouco água. Deixe engrossar e, depois, adicione a couve. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Pronta para servir!    São inúmeras as receitas que podemos preparar com as frutas, verduras e legumes, nos ajudando a manter uma alimentação saudável, com opções quentinhas para este inverno! Você pode conferir os melhores preços de frutas, verduras e legumes do nosso Hortifrúti no link: www.covabra.com.br/ofertas

21/07/2020

Aprenda a harmonizar queijos e vinhos para um inverno mais saboroso!

Dicas

Inverno chegando com tudo e uma ideia irresistível para comemorar um momento especial sem sair de casa é, sem dúvidas, uma tábua cheia de queijos deliciosos e taças de vinhos para brindar e aquecer a noite, né?Porém, existem algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas para uma experiência ainda mais incrível. Por exemplo: você sabe quais tipos de queijo deve priorizar ao montar uma tábua e quais os vinhos ideais para harmonizar com eles?Mas calma: vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto com dicas infalíveis de harmonização entre queijos e vinhos!Algumas pessoas escolhem pelo ambiente em que o vinho e o queijo foram produzidos. Ele é o responsável pelo sabor, aroma e coloração do vinho, assim como o aroma e o aspecto do queijo dependem das características do ambiente onde o queijo foi produzido, o tipo de animal que produziu o leite, o ambiente em que ele vivia, o que consumia e a presença de determinadas bactérias e bolores na queijaria.Você também pode seguir as harmonizações mais tradicionais para fazer em casa. Segue uma lista das harmonizações mais comuns entre queijos e vinhos: Queijo Brie e Gouda com vinhos brancos e tintos levesO queijo Brie é feito com leite de vaca e sua principal característica é o cremoso dentro de uma crosta branca aveludada. Pode ser servido puro, acompanhado de geleia de frutas cítricas e torradas. Vinhos brancos e leves são o que mais combinam com esse tipo de queijo, como Chardonnay e espumantes. O queijo Gouda, que tem sua origem no sul da Holanda, é um clássico das tábuas de aperitivos. Ele é levemente adocicado e suave, com uma casca avermelhada não comestível. A melhor bebida para acompanhá-lo são vinhos tintos, como o Pinot Noir ou cervejas de trigo, que também ornam muito bem no sabor. Queijo Gruyère, Provolone e Parmesão com vinhos tintos e secosO queijo Gruyère é um queijo duro, salgado e levemente picante, com sabor complexo e extremamente marcante. Por isso, talvez, muito não gostem tanto de seu sabor. O Provolone, assim como o Gruyère, é um queijo duro que tem um sabor defumado característico, uma casca dura e um sabor bastante salgado. Já o Parmesão é um dos queijos mais famosos do mundo e apresenta um paladar picante e salgado, com uma casca grossa. Para harmonizar bem com esses queijos de sabores marcantes, o vinho deve ser igualmente marcante, encorpado e seco, como o Tannat, Cabernet Sauvignon ou Malbec.  Queijo Roquefort e Gorgonzola com vinho do portoO queijo Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha. Ele é extremamente característico e saboroso, com aroma e sabor bem forte, assim como o Gorgonzola, outro queijo azul de sabor forte e característico. O Gorgonzola existe há mais de mil anos e é muito cremoso, com um sabor intenso e picante. Os dois harmonizam melhor com vinhos doces, de aroma forte e muito encorpado, como os vinhos do porto e outros mais adocicados.  Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos levesQueijos frescos, como Ricota, queijo de cabra ou o Cottage, são queijos com sabores delicados e leves. Para harmonizá-los sem prejudicar a experiência de consumi-los, o ideal é optar por vinhos brancos igualmente leves, com características refrescantes. Vinhos como o Sauvignon Blanc ou Espumantes tornam tudo muito mais delicado e delicioso.Mesmo com todas essas dicas, a harmonização mais perfeita é aquela que você mais gosta! Por isso, permita-se testar outras combinações. Afinal, ninguém sabe mais sobre o seu paladar do que você mesmo.Agora que você já sabe harmonizar muito bem os queijos com os vinhos, que tal descobrir de onde nasceu essa tradição? Confira nesse texto a história sobre a origem da harmonização entre queijos e vinhos: https://www.covabra.com.br/materia/83/a-historia-por-tras-da-uniao-entre-queijos-e-vinhosVocê encontra esses e outros sabores de queijos e vinhos no Covabra. Acesse www.covabra.com.br/ofertas para conferir os melhores preços! 

30/06/2020

2 receitas caipiras para fazer a festa junina em casa!

Receitas

Já que devemos ficar em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, o jeito vai ser trazer a festa junina para dentro de cada — porque ficar sem ela NÃO É UMA OPÇÃO! Até porque não há nada melhor do que comida caipira e música sertanejo para animar o coração e o paladar no meio dessa pandemia, né, sô? Para deixar a sua festa junina ainda mais completa, preparamos duas receitas que não podem faltar nesse dia caipira: o Cuscuz Paulista e a famosa Canjica, receitas mais que deliciosas e bem fáceis para você preparar em casa. Confira!  Cuscuz Paulista Tempo: aprox. 40 min Rendimento: 10 porções  Ingredientes do Cuscuz: - 1 cebola média picada - 1/3 xícara de chá de azeite de oliva - ½ pimentão vermelho picado - 1 lata (200g) de ervilha em conserva escorrida - 1 lata (200g) de milho verde escorrido - ½ xícara de chá de azeitonas verdes picadas - 1 sachê (340g) de molho de tomate - 2 latas de sardinha escorrida - ¼ xícara de chá de cheiro verde picado - 2 xícaras de chá de caldo de legumes fervente - 3 xícaras de chá de farinha de milho flocada - Sal e pimenta calabresa à gosto Para decorar: - 3 ovos cozidos cortados em rodelas - 2 tomates pequenos em rodelas - ½ pimentão vermelho em tirinhas Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite até dourar, depois acrescente o pimentão, a ervilha, o milho e a azeitona e refogue por mais 1 minuto. Junte o molho de tomate, metade da sardinha, o cheiro-verde e os legumes e, assim que ferver, acrescente a farinha de milho de uma só vez e vai mexendo. Tempere com sal e pimenta calabresa e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos.  Para montar, em uma forma de cone central untada com azeite, distribua as rodelas de ovo e tomate, a sardinha restante e as tirinhas de pimentão em volta, de forma decorativa. Despeje a massa do cuscuz e alise a superfície. Para finalizar, deixe esfriar por 10 minutos para desenformar. Cuscuz pronto para servir!  Canjica Tempo: aprox. 1 hora (sem contar o tempo de molho) Rendimento: 20 porções  Ingredientes: - 500g de canjica branca ou de milho - 1 lata de creme de leite - 3 latas de leite condensado - 200ml leite de coco - 2 xícaras de chá de leite ninho - 1L de leite integral - Açúcar e canela à gosto Modo de preparo: Deixe a canjica de molho em 1L de água por 4 horas. Após esse período, escorra a canjica e a coloque na panela de pressão com 2L de água, assim que panela chiar, conte mais 35 minutos e desligue o fogo. Assim que cozida, escorra a água e canjica já ficará bastante cremosa.  Coloque agora a canjica em uma outra panela e tempere com todos os outros ingredientes: o creme de leite, o leite condensado, o leite de coco, o leite ninho e o açúcar, se necessário. Por fim, acrescente a canela na hora de servir e BORA COMER, SÔ!       Todos os ingredientes para preparar essas e outras receitas para a festa junina você encontra com um preço mais que especial em todas as unidades do Covabra. Acesse www.covabra.com.br/ofertas e confira os melhores preços! 

15/06/2020

Quarentena monótona? Não com essas dicas!

Dicas

Calma lá: quarentena NÃO é sinônimo de desânimo! Que tal tirarmos o máximo de uma situação ruim? Não poder sair de casa é difícil, a gente sabe, mas com um pouco de positividade e esforço você consegue se desafiar a fazer algumas coisas na sua casa que há tempos você diz a si mesmo que quer fazer. Agora o tempo está no lado dessas atividades caseiras e as velhas desculpas não funcionam mais!  Mande a monotonia embora com essas dicas:    1) Passe mais tempo com a família  Na correria do dia a dia, às vezes temos pouco contato com as pessoas que moram na mesma casa que nós, sejam nossos pais, filhos ou avós. E isso vale para animais domésticos também. Aproveite agora para se reaproximar de quem você mais ama. Afinal, não esqueça: vocês estão juntos nessa batalha!   2) Organize a bagunça  Você provavelmente está adiando isso há anos, mas chegou a hora de se desfazer daquelas roupas velhas que você não usa mais, doar brinquedos antigos, deixar os armários finalmente organizados. Esse tipo de tarefa ajuda a manter a mente ocupada, contribui para que sua casa fique como você sempre quis e, vai saber, você pode acabar se divertindo no processo!   3) Aprenda uma nova receita  Cozinhar é uma boa terapia. Tome o tempo que precisar, coloque uma música que você goste para tocar e se entregue à receita que quer preparar. Aliás, que tal aprender uma nova receita para a família saborear? Ah, e vale chamar os outros moradores da casa para te ajudarem, assim vocês vivem um delicioso momento em conjunto na cozinha!    4) Faça exercícios dentro de casa  Com o tempo livre do nosso lado e a impossibilidade de sair de casa, temos a oportunidade perfeita para colocar os exercícios em dia. E não se engane: dá, sim, para fazer isso em casa! Busque aplicativos que podem te ajudar a fazer exercícios usando o peso do próprio corpo. Arraste o sofá do lugar e comece a mandar bala!   5) Descubra um novo hobby  Com a rotina normal, nem sempre temos disponibilidade para experimentarmos novas coisas. Nesses tempos de quarentena, porém, você pode mudar isso: já pensou em, por exemplo, começar a fazer bordados? Ou então fazer algum curso online? Você pode sair disso tudo com um novo hobby na conta!   Atitudes como essas contribuem muito para que você passe pelo período de quarentena saudável, feliz e sem um pingo de tédio: juntos vamos passar por esse momento!  

28/05/2020

Como se manter positivo(a) neste período de crise

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É natural que a gente se sinta para baixo de vez em quando, mas tenha em mente o seguinte pensamento: tudo tem um lado bom! Em meio à pandemia do novo coronavírus, a principal preocupação que temos é com a nossa saúde e bem-estar físico, mas a nossa saúde mental também merece atenção. Manter uma energia positiva em você e na sua casa vai ter impactos positivos não só na sua vida pessoal, mas também na sua vida profissional, o que é duplamente importante neste momento de crise. Confira 5 dicas que separamos para você manter a cabeça no lugar durante esses tempos de incerteza.  1. Pense positivo Sim, diante de tanta notícia ruim, é fácil cairmos no erro de ficarmos focados nos problemas e consequências que a pandemia traz para a vida de cada um. Porém, para tudo que há de ruim, existe o lado bom. Pare, reflita, veja as coisas positivas que existem na sua vida e em você no momento. Concentre-se para que você tenha a energia e a determinação necessárias para enfrentar esta tempestade!   2. Limite o acesso à informação Ficar entrando em vários portais de notícias, em redes sociais, pode ser prejudicial à sua saúde mental, pois você não pensará em outra a coisa que não a COVID-19, além de muitas vezes acabar recebendo informações falsas. Estabeleça uma fonte confiável de notícia e defina um ou dois horários para que você a acesse.  3. Converse familiares e amigos próximos usando a internet, e também com seus vizinhos ou quem precise de assistência extra Neste momento, a tecnologia pode ser usada a seu favor: apesar do distanciamento social, você pode conversar com seus amigos e familiares por vídeo chamadas! Fazer isso é importantíssimo para que o período de quarentena seja melhor. E, se você não faz parte do grupo de risco, você corre menos perigo que as pessoas que fazem. Porém, isso não quer dizer que você não deva se importar com quem está a sua volta, como seus vizinhos. Converse com eles, respeitando o distanciamento, e veja se eles precisam de algo, junte com outros vizinhos mais saudáveis para ajudar quem precisa.  4. Seja uma pessoa gentil Nem todo mundo tem a oportunidade de fazer home office, e precisa trabalhar na rua com os serviços essenciais. Por exemplo, você não precisa ir à farmácia, pois existem os entregadores pra isso. Neste caso, ao encontrá-los, agradeça o que estão fazendo, isso com certeza irá mudar o dia deles!  5. Faça atividades físicas regularmente Apesar de as academias estarem fechadas, é possível se exercitar em casa e sem a necessidade de barras e halteres. Para treinar de maneira adequada, procure por apps funcionais para a atividade física, que contam centenas de opções de exercícios para fazer.  E lembre-se, obedeça sempre às orientações do Ministério da Saúde. Juntos, venceremos essa batalha! 

11/05/2020

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