Home > Blog > 5 dicas para a volta às aulas do seu filho ser um sucesso!

5 dicas para a volta às aulas do seu filho ser um sucesso!

28/01/2020

 

volta às aulas causa ansiedade não apenas nos filhos, mas também nos pais. Além de correr atrás do material escolar, há aquela preocupação com o comportamento dos filhos no novo ano letivo – que, além da evolução do ensino, quer dizer uma nova escola ou então uma nova série.  

Para aliviar algumas dessas preocupações que antecedem o primeiro dia de aula — calma lá, pais, elas são super naturais, preparamos dicas que vão fazer com que a volta às aulas do seu filho seja um verdadeiro sucesso! 

 

1. Leve seu filho junto para comprar o material escolar 

É um processo positivo pela interação que acontece entre pais e filhos. Afinal, é sempre bom um estar perto do outro, compartilhando momentos, com os pais vendo os filhos crescendo e as crianças tendo a chance de escolher o material escolar que vão usar ao longo do ano letivo, ou do semestre, seja em casa ou seja na sala de aula. É claro que nem todos os produtos que eles escolherem vão ser levados para casa, alguns produtos vão ser mais caros que outros, mas isso não é necessariamente ruim: a situação também serve para mostrar aos filhos, de uma maneira natural, a importância da economia. 

Aproveite a oportunidade para conversar com seu filho sobre as expectativas dele para o novo ano. Mesmo que ele não tenha mudado de escolaveja o que ele espera: se ele acha que será difícil, o que ele pensa sobre o fato de ter novos professores, matérias e colegas. Perguntas do tipo – e as conversas que vêm delas – são importantes para proteger a autoestima das crianças e para deixá-las seguras e motivadas. É uma dinâmica simples e efetiva! 

 

2. Defina um horário para o seu filho ir dormir 

Não estamos falando para proibir as brincadeiras, somente estabelecer uma rotina em que seu filho saiba dos horários que tem. Dormir cedo o ajuda a acordar mais disposto e concentrado para a escola. Pode ser um tanto difícil no começo, então tenha paciência nos primeiros dias de volta às aulas! 
 

3. Mostre aos seus filhos o valor da organização 

Anotar as tarefas e o horário de cada aula faz com que o rendimento do seu filho seja melhor. Sem organização, ele pode esquecer de fazer tarefas e estudar para provas, o que significa não somente uma falha no aprendizado da sala de aula, mas também um estresse adicional. Se for preciso, ajude no começo, dando uma mão nos estudos e para arrumar todo o material escolar do dia seguinte, até que isso se torne um processo natural. 

 

4. Esteja disposto a receber amigos em casa e a ouvir seus filhos 

Um pouco de brincadeira faz toda a diferença! O convívio social não pode ser deixado de lado em hipótese alguma, a escola vai bem além do ensino. Portanto, esteja aberto a receber os coleguinhas. E fique atento: muitas vezes as crianças sofrem bullying mas acabam escondendo dos pais, por vergonha. Seja participativo, sem ser invasivo! 
 

5. Prepare lancheiras saudáveis 

Para montar a lancheira das criançassugerimos que, além de uma bebida – pode ser água de coco ou um suco natural –, você separe um produto de cada grupo alimentar. Ou seja: separe uma fruta (como maçã ou banana), um carboidrato (como torradas) e uma fonte de proteínas (como barrinhas de cereais com aveia e/ou mix de castanhas) ou um lácteo (como iogurte). Variar é fundamental! Então não deixe de mudar de líquido, alterne entre água, água de coco e diferentes sabores de suco. E o mesmo vale para os outros grupos alimentares. Assim, seus filhos vão ter prazer em pegar as lancheiras e você saberá que eles estão ingerindo alimentos saudáveis!   

 

Que tal pôr em prática essas dicas? Aqui nCovabra, você encontra produtos para a volta às aulas em promoção: venha garantir um bom ano letivo para seus filhos! 


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.