Home > Blog > Aprenda a harmonizar queijos e vinhos para um inverno mais saboroso!

Aprenda a harmonizar queijos e vinhos para um inverno mais saboroso!

30/06/2020


Inverno chegando com tudo e uma ideia irresistível para comemorar um momento especial sem sair de casa é, sem dúvidas, uma tábua cheia de queijos deliciosos e taças de vinhos para brindar e aquecer a noite, né?

Porém, existem algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas para uma experiência ainda mais incrível. Por exemplo: você sabe quais tipos de queijo deve priorizar ao montar uma tábua e quais os vinhos ideais para harmonizar com eles?

Mas calma: vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto com dicas infalíveis de harmonização entre queijos e vinhos!

Algumas pessoas escolhem pelo ambiente em que o vinho e o queijo foram produzidos. Ele é o responsável pelo sabor, aroma e coloração do vinho, assim como o aroma e o aspecto do queijo dependem das características do ambiente onde o queijo foi produzido, o tipo de animal que produziu o leite, o ambiente em que ele vivia, o que consumia e a presença de determinadas bactérias e bolores na queijaria.

Você também pode seguir as harmonizações mais tradicionais para fazer em casa. Segue uma lista das harmonizações mais comuns entre queijos e vinhos:

 

Queijo Brie e Gouda com vinhos brancos e tintos leves

O queijo Brie é feito com leite de vaca e sua principal característica é o cremoso dentro de uma crosta branca aveludada. Pode ser servido puro, acompanhado de geleia de frutas cítricas e torradas. Vinhos brancos e leves são o que mais combinam com esse tipo de queijo, como Chardonnay e espumantes.

O queijo Gouda, que tem sua origem no sul da Holanda, é um clássico das tábuas de aperitivos. Ele é levemente adocicado e suave, com uma casca avermelhada não comestível. A melhor bebida para acompanhá-lo são vinhos tintos, como o Pinot Noir ou cervejas de trigo, que também ornam muito bem no sabor.

 

Queijo Gruyère, Provolone e Parmesão com vinhos tintos e secos

O queijo Gruyère é um queijo duro, salgado e levemente picante, com sabor complexo e extremamente marcante. Por isso, talvez, muito não gostem tanto de seu sabor. O Provolone, assim como o Gruyère, é um queijo duro que tem um sabor defumado característico, uma casca dura e um sabor bastante salgado. Já o Parmesão é um dos queijos mais famosos do mundo e apresenta um paladar picante e salgado, com uma casca grossa. Para harmonizar bem com esses queijos de sabores marcantes, o vinho deve ser igualmente marcante, encorpado e seco, como o Tannat, Cabernet Sauvignon ou Malbec.

 

Queijo Roquefort e Gorgonzola com vinho do porto

O queijo Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha. Ele é extremamente característico e saboroso, com aroma e sabor bem forte, assim como o Gorgonzola, outro queijo azul de sabor forte e característico. O Gorgonzola existe há mais de mil anos e é muito cremoso, com um sabor intenso e picante. Os dois harmonizam melhor com vinhos doces, de aroma forte e muito encorpado, como os vinhos do porto e outros mais adocicados.

 

Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves

Queijos frescos, como Ricota, queijo de cabra ou o Cottage, são queijos com sabores delicados e leves. Para harmonizá-los sem prejudicar a experiência de consumi-los, o ideal é optar por vinhos brancos igualmente leves, com características refrescantes. Vinhos como o Sauvignon Blanc ou Espumantes tornam tudo muito mais delicado e delicioso.


Mesmo com todas essas dicas, a harmonização mais perfeita é aquela que você mais gosta! Por isso, permita-se testar outras combinações. Afinal, ninguém sabe mais sobre o seu paladar do que você mesmo.

Agora que você já sabe harmonizar muito bem os queijos com os vinhos, que tal descobrir de onde nasceu essa tradição? Confira nesse texto a história sobre a origem da harmonização entre queijos e vinhos: https://www.covabra.com.br/materia/83/a-historia-por-tras-da-uniao-entre-queijos-e-vinhos

Você encontra esses e outros sabores de queijos e vinhos no Covabra. Acesse www.covabra.com.br/ofertas para conferir os melhores preços! 


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.