Home > Blog > Viu uma oferta de carne irresistível? Conheça alguns cuidados!

Viu uma oferta de carne irresistível? Conheça alguns cuidados!

20/08/2020

Você não vê a hora da pandemia acabar para convidar seus amigos e preparar um baita churrasco com direito à cerveja gelada, não é mesmo? No entanto, além de ficar de olho em cada oferta de carne, você sabe armazenar e descongelar corretamente?

A carne vermelha é repleta de proteínas e vitaminas indispensáveis para o funcionamento adequado do nosso organismo, sendo que tomar bons cuidados é algo importante para preservar os nutrientes e gerar uma alimentação saudável de fato.

Acompanhe a leitura e confira como escolher o melhor pedaço de carne, planejar a compra e o que deve fazer no armazenamento, descongelamento e preparo!

Afinal, como escolher a melhor carne?


A princípio, deve observar a data de validade presente na embalagem, até por questões óbvias de segurança alimentar, jamais leve um produto que tenha passado do prazo. 

É indispensável verificar o cheiro para identificar se o produto está em bom estado ou não, além é claro de apertar levemente a carne no intuito de perceber se as condições de consumo estão aceitáveis.

Com relação à cor, observe que os tons de vermelho vivo costumam apresentar boas condições de frescor, mas saiba que as embalagens a vácuo podem ter cores mais escuras, afinal, o oxigênio é removido do produto. 

Veja sempre se as informações da etiqueta estão nítidas, visando pagar um preço justo, bem como observar detalhes nutricionais, selo de inspeção, nome do corte e data de produção.

Quando se trata da gordura, como nos casos de peças de contrafilé, maminha, picanha, costela, entre outras, o ideal é que apresente um tom amarelo-claro, sendo que essa camada será responsável pela maciez e umidade no preparo

É fundamental também averiguar se as gôndolas do supermercado estão sempre limpas e com a temperatura ideal para resfriamento, portanto, dê preferência para estabelecimentos que seguem à risca as medidas de segurança e prevenção.

Como planejar suas compras para aproveitar as ofertas de carne?


Assim como qualquer tomada de decisão que tenha na vida, o planejamento precisa ser estratégico, até porque isso pode influenciar demais nas suas compras e consumo dos alimentos. 

Defina um cardápio prévio e forme uma lista da quantidade de carne necessária para uma determinada receita ou evento, levando em conta o número de pessoas que vão comer.

É crucial que você pense também no seu bolso na hora de comprar esse tipo de alimento, ou seja, estipule datas específicas para ir ao mercado e aproveitar as novidades. 

Na Rede Covabra, por exemplo, o setor de açougue costume ser bem variado e completo, sendo que às terças é possível aproveitar o que há de mais saboroso em matéria de oferta de carne.

Como armazenar o produto de maneira adequada?


Da mesma forma que você precisa ter cuidados ao posicionar as embalagens das carnes no carrinho, o armazenamento delas em sua casa faz uma tremenda diferença ao consumir depois. 

De maneira simplificada, você pode optar pelo resfriamento da carne ou congelamento, isto é, se a carne não for para consumo imediato em até três dias, armazene sempre no seu congelador e dê preferência para embalagens a vácuo.

Se você pretende comer o alimento até 72h após a compra, coloque imediatamente na geladeira ao chegar em casa e separe a carne em porções ideais para cada refeição. 

Se a carne estiver fora da embalagem para efetuar a limpeza e adicionar temperos, lembre-se de mantê-la em recipientes bem fechados para evitar ressecamento e contaminação.

Nas situações de compra a granel, armazene a carne em sacos plásticos adequados para realizar o congelamento, de modo que tenha todo o cuidado necessário ao retirar o excesso de ar no saquinho, evitando assim alterações na cor e sabor. 

Sempre que possível, fracione as peças maiores em pedaços menores para facilitar o descongelamento e posicione as carnes de forma organizada, a fim de auxiliar a retirada depois. 


Como proceder da maneira correta na hora de descongelar?


Tão relevante quanto o armazenamento, a parte de descongelar a carne tem uma enorme importância no processo de consumo, visto que deve seguir procedimentos básicos para proteger a qualidade do alimento. 

O primeiro cuidado que precisa tomar é jamais descongelar a carne utilizando água quente, pois isso gera condições favoráveis para o aparecimento de bactérias e demais micro-organismos.

Para minimizar a chance de contaminação, opte por retirar do freezer e descongelar na geladeira, pois assim é possível preservar as características bioquímicas do alimento. 

Se você estiver com uma certa pressa e não quiser esperar 12 horas até o produto ficar nas condições ideais de preparo, mergulhe a embalagem da carne em uma tigela com água fria, descongelando assim entre 1 a 3 horas dependendo do tamanho da peça.

Você também pode descongelar no micro-ondas, porém coloque a peça em um prato fundo ou travessa de vidro e olhe a cada 45 segundos, pois essa interrupção é necessária para evitar o cozimento ou que a carne fique “borrachuda”

No caso de hambúrgueres e bifes congelados, não existe um descongelamento prévio, mas tome cuidado com os respingos ao levar diretamente ao fogo.


Quais são os cuidados que deve ter no preparo do alimento?


A gastronomia é uma verdadeira arte e saber preparar bem os alimentos ajuda a ressaltar melhor o sabor, preservar os nutrientes essenciais e conferir uma textura macia para mastigar e digerir. 

É crucial que você se preocupe com fatores como a contaminação cruzada, isto é, quando um alimento cru contaminado por vírus, bactérias e parasitas entra em contato com outra peça pronta para o consumo.

Isso pode acontecer ao utilizarmos a mesma faca para realizar vários cortes, por exemplo, sem a devida higienização que deveria existir, resultando em possíveis infecções alimentares e, até mesmo, levar a problemas sérios de saúde. 

Para tanto, não misture carne crua com alimentos prontos, cuide da temperatura ideal de cada produto e lave muito bem os pedaços e as mãos
Depois do repouso e descongelamento da carne, a umidade fica distribuída pelas fibras musculares e se torna melhor para realizar os cortes, de modo que consiga saborear um alimento mais suculento. 

Independentemente se você for cozinhar, assar, grelhar ou fazer qualquer outro procedimento, não se esqueça de respeitar as informações da receita e aproveite para degustar um bom vinho tinto, que harmoniza perfeitamente com a carne.

Em resumo, veja que é possível aproveitar cada oferta de carne desde que haja planejamento nas compras, percepção apurada sobre as condições do produto, armazenamento consciente e cuidados higiênicos.
Você gostou do artigo e acha que seus amigos vão curtir saber dessas informações? Então, aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais agora mesmo!


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.