Home > Blog > Dicas de Hortifrúti: veja como escolher frutas, verduras e legumes

Dicas de Hortifrúti: veja como escolher frutas, verduras e legumes

18/09/2020
Já reparou que as pessoas mais idosas ficam um bom tempo escolhendo as frutas, verduras e legumes no supermercado? Observe a experiência deles e saiba que existem particularidades que definem os melhores alimentos no hortifrúti.

Sabemos bem que consumir produtos desse tipo são maravilhosos para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, mas não basta apenas saber o que comer, e sim identificar boas práticas para aproveitar os itens no momento certo. 

Sendo assim, trouxemos algumas dicas preciosas para que aprenda a escolher frutas, verduras e legumes com sabedoria. Aprecie a leitura!

O que deve considerar antes de fazer suas compras?

 
Tão importante quanto buscar referências em nossos sentidos para escolher os itens do hortifrúti, alguns outros fatores devem ser considerados para que a sua compra seja a melhor possível. 

Não basta apenas avaliar o cheiro, a cor, a textura e demais pontos relevantes, mas criar um planejamento para que traga os produtos certos e nas quantidades que realmente vai aproveitar. 

A princípio, avalie a época do ano, pois algumas frutas, verduras e legumes podem estar fresquinhos e tornar a sua refeição mais apetitosa, pensando até em uma variedade de cardápios. 

Além disso, foque não somente nas famosas promoções do setor, mas também na qualidade oferecida e no número de pessoas que consumirão em sua casa.

Como escolher as frutas adequadamente?


Pensando em um belíssimo café da manhã, lanche da tarde, sobremesa ou arranjo de mesa, as frutas devem ser muito bem escolhidas para não correr o risco de apodrecerem precocemente. 

Quando se trata de abacates, por exemplo, foque naqueles que tem a casca mais fosca, pois os de casca lisa indicam que foram colhidos antes da hora. 

Com os abacaxis acaba sendo ao contrário, pois a tendência de estarem mais doces é quando a casca apresenta um aspecto mais liso, sendo que, se você conseguir tirar facilmente um talo do meio na coroa, ele está no ponto para ser consumido.
 
Já os maracujás devem ser diferenciados pelo peso do que pela aparência, por isso é importante chacoalhá-los um pouco e dar preferência para os menores.

Quando se trata de frutas cítricas como limão, laranja e kiwi, o ideal é separar as mais pesadas, pois indicam que estão devidamente hidratadas e com muito suco disponível, sendo que a casca bem esticada demonstra um nível de acidez menor.

Agora se a sua lista tem maçãs e peras, guie-se pela aparência e simetria que ambas apresentam, pois quanto mais brilhosas estiveram, maior a probabilidade de serem muito saborosas.

Quais são as dicas para levar bons legumes?


Vale lembrar que os legumes são subdivididos em frutos salgados, raízes, tubérculos, cereais, oleaginosas e, logicamente, as leguminosas.

Na hora de comprar tomates, dê preferência para aqueles que tem maior uniformidade da cor vermelha, sendo firmes, lisos e sem quaisquer manchas ou rachaduras na casca. 

Se você pensa em fazer aquele franguinho com quiabo e polenta, lembre-se de escolher os quiabos pequenos, que estejam firmes e bem verdes, pois os secos e muito moles podem deixar a sua refeição sem o sabor que gostaria.

Cenouras e pepinos seguem a mesma linha de raciocínio dos quiabos, sendo que, se estiverem um tanto crescidos, torna-se provável que estejam endurecidos demais e ruins para preparar. 

Agora quando se refere às batatas e mandioquinhas, por mais que elas pareçam rígidas, ao tocar nelas deve sentir uma leve maciez, pois isso permite que o cozimento seja rápido, sendo importante fugir das cascas com brotos nascendo.

Como separar as melhores verduras?


Uma boa salada não pode faltar verduras de excelente procedência, então é importante avaliar bem os itens para que não desperdice produtos e perca a oportunidade de consumir nutrientes essenciais para o corpo. 

Em relação às alfaces, por exemplo, veja se estão brilhantes, firmes e limpas, sendo que tanto a crespa quanto a lisa dão bons sinais de frescor quando as folhas estão mais fechadas.

Ao colocar brócolis e couve-flor no carrinho, perceba se os talos estão bem endurecidos, caso contrário, isso quer dizer que os itens não estão consistentes e muito menos frescos. 

Se as folhas de fora do repolho estiverem muito separadas, rasgadas ou, até mesmo, murchas, isso pode significar que ele está velho ou teve um mal armazenamento.

Com relação ao alimento favorito do Popeye, lembre-se de verificar se o espinafre está realmente no ponto, ou seja, amassando levemente suas folhas, sendo que caules duros e arranjos bem verdes são os melhores. 

Em resumo, quando se trata de verduras, o ideal é escolher pela aparência e textura, de modo que a coloração natural do produto vale muito para evitar uma decomposição rápida demais.

Para finalizarmos, nunca é demais enfatizar a importância de comprar os produtos de hortifrúti em um supermercado que oferece qualidade e que conta com uma boa segurança alimentar, pois assim as suas refeições serão nutritivas e saborosas.

Será que os seus amigos sabem escolher frutas, verduras e legumes? Aproveite que está aqui e compartilhe o post em suas redes sociais para divulgar essas informações!


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.