ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Descubra os benefícios de cozinhar na companhia dos seus filhos. É diversão pura!

Descubra os benefícios de cozinhar na companhia dos seus filhos. É diversão pura!

20/10/2020
Você sabia que cozinhar junto com os seus filhos é uma forma pedagógica de apresentar a importância dos alimentos para eles? Sim! Além disso, essa prática incentiva - desde cedo - um consumo saudável por parte dos pequenos. 

Brincar de “Mestre Cuca” com as crianças é ótimo para fugir de uma quarentena monótona. Desse modo, você faz do ato de cozinhar muito mais divertido e transmite seus conhecimentos culinários àqueles que te veem como grande referência. 

Neste artigo, você vê a relevância de uma nutrição saudável desde a infância. Não só isso como benefícios de cozinhar em família e dicas de receitas especiais. Confira!

Qual é a importância de uma alimentação saudável entre as crianças?


De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 1 em cada 3 crianças no mundo, abaixo de 5 anos, não está crescendo de forma saudável. Infelizmente, boa parte desse número é consequência de maus hábitos alimentares. Por isso, promover uma alimentação balanceada é prezar pela qualidade de vida, a fim de minimizar o risco de diabetes, pressão alta, obesidade, colesterol, anemia etc.

Sendo assim, é essencial orientar os pequenos sobre a função básica de cada alimento no corpo, bem como incentivá-los a praticar atividades físicas.

Quais são os benefícios de cozinhar com os filhos?


Assim como ensinar as crianças a fazer compras pode estimular a educação financeira, cozinhar com os elas gera empatia pela alimentação saudável. Isso porque se trata de um momento lúdico em que os responsáveis mostram a relevância de vitaminas, proteínas e sais minerais. Dessa forma, é possível fazer com que os pequenos explorem seus sentidos e sempre associem bons alimentos a sensações prazerosas.

Além disso, é um meio de unir a família, passar ensinamentos, auxiliar o desenvolvimento cognitivo e despertar o interesse das crianças por vários tipos de alimentos.  Nesse sentido, torna-se também uma ótima oportunidade de mostrar aos seus filhos como foi sua infância, proporcionando uma viagem nostálgica por meio do paladar. 

Quais receitas são simples de fazer?


Se você entendeu a importância de cozinhar com seus filhos para gerar neles o interesse pela alimentação saudável, está na hora de colocar a mão na massa!

Sendo assim, separe frutas, verduras, legumes e outros ingredientes para fazer as deliciosas receitas abaixo — assinadas pela nutricionista Gabriela Kapim.

Panquecas coloridas

Ingredientes
1 xícara de leite;
½ xícara de farinha de trigo branca;
½ xícara de farinha de trigo integral;
1 ovo;
1 pitada de sal.

Modo de preparo

Em relação à massa, bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea, orientando a criança que isso será importante para a receita.

Em seguida, você deve aquecer a frigideira, untando com um pouco de azeite e espalhando-o com papel toalha, pois isso fará a diferença na hora de dourar a massa.

Despeje uniformemente a massa na frigideira, espere um pouquinho e vire-a para colocar o recheio que preferir, fechando o conteúdo ao meio depois.

Lembrando que para colorir a massa e dar aquele toque saudável, você pode acrescentar cenoura, beterraba ou alguma verdura ao bater no liquidificador.

Salada de Frutas 

Ingredientes
3 bananas;
3 laranjas; 
3 maçãs;
1 cacho de uva sem caroço;
½ abacaxi;
½ mamão.
Modo de Preparo

Primeiramente, você precisa picar as frutas em formatos bem pequenos. Depois, seus filhos podem ajudar você a organizar cada uma delas; lembrando que a laranja precisa ficar separada das demais, a princípio.

Enquanto as crianças colocam as frutas em uma tigela favorável para o número de cubinhos, faça um suco com as laranjas que sobraram da primeira etapa. Depois, despeje o suco por cima das demais frutas como se fosse um caldo e leve à geladeira. Isso ajudará a dar um sabor especial à receita e conservar a salada por mais tempo.

Dependendo da região, período do ano ou hábito alimentar da família, é possível acrescentar outras frutas como kiwi, morango, manga, pera e assim por diante.

Por fim, ao cozinhar com os filhos, lembre-se sempre de orientá-los a lavar bem as mãos, ajude-os a organizar tudo em seu devido lugar e aproveite cada momento com muito amor e carinho.

Aproveitando que está se dando bem com a criançada, que tal ter a ajuda deles no jardim? Então, veja agora mesmo como cuidar das flores na primavera!

© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.