ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Câncer de mama: conheça os alimentos que ajudam na prevenção da doença

Câncer de mama: conheça os alimentos que ajudam na prevenção da doença

20/10/2020

Você sabia que existem alimentos capazes de ajudar no combate ao câncer de mama? Por isso, fica o alerta: uma alimentação saudável é essencial, ainda mais em um mês conscientização como este. 

No início da década de 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure desenvolveu o movimento Outubro Rosa, que tem a missão de promover eventos, compartilhar dados e debater a importância do combate ao câncer de mama.

Nesse contexto, para que você mantenha a sua positividade e saiba lidar com a doença, nós trouxemos, neste artigo, algumas informações e dicas preciosas. Continue a leitura e veja mais! 

 

Qual é a importância do diagnóstico precoce?


Acompanhar o estado das mamas periodicamente é algo de suma importância, tendo em vista que pode contribuir para identificar possíveis sintomas ainda na fase inicial.

Cuidar bem da saúde e prezar pelo diagnóstico precoce é a decisão mais correta, visando sempre melhorar a qualidade de vida e o aumentar a longevidade.

O maior perigo é chegar ao nível de metástase, que é quando o câncer se espalha para outros órgãos, portanto, antecipar-se ao problema é agir de forma estratégica.

Tendo fatores de risco como histórico familiar, menopausa tardia, obesidade, reposição hormonal, entre outras situações, os cuidados devem ser redobrados.

Fazer um acompanhamento cuidadoso permite que o tratamento seja menos agressivo, de modo que a mulher consiga resolver a situação sem prejudicar sua autoestima.

 

Quais exames são essenciais?

Na luta contra o câncer de mama, torna-se primordial realizar o autoexame, bem como ter um bom acompanhamento médico e fazer o exame da mamografia.

Em relação ao autoexame, o ideal é ser feito todos os meses após o ciclo menstrual ou, no caso de pacientes na menopausa, a partir de uma data fixa escolhida.

A avaliação individual é dividida em etapas de inspeção visual e palpação da mama, a fim de identificar sintomas como nódulos, vermelhidões, líquidos, deformidades etc.

Vale ressaltar que qualquer tipo de variação na região dos seios ou próximo das axilas costuma ter características diferentes conforme o tipo, tamanho ou estágio do tumor.

A atuação dos médicos mastologistas é imprescindível no auxílio à mulher, podendo solicitar ressonâncias, ultrassonografias e biópsias para averiguar a situação completa.

 

Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama?

Sendo tão importante quanto parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas e realizar atividades físicas, manter uma alimentação balanceada pode fazer a diferença.

Partindo desse raciocínio, preparamos uma pequena lista de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama e podem ser encontrados facilmente no supermercado.

 

Brócolis

Ao chegar ao setor de hortifrúti, lembre-se de colocar alguns brócolis no carrinho, pois, graças ao seu composto sulforafano, esse alimento destrói células cancerígenas.

Além disso, o brócolis também é uma excelente fonte de vitaminas, fibras e minerais, sendo ótimo para o bom funcionamento do organismo e prevenção de várias doenças.

 

Peixes

Alimentos como atum, salmão, sardinha e demais espécies são riquíssimos em ômega-3, que conseguem prevenir inflamações e impedir o crescimento de tumores.

Por terem uma estrutura à base de gorduras insaturadas, os peixes são formidáveis também em relação à circulação do sangue, minimizando o risco de ataques cardíacos.

 

Soja

Tendo em vista que alguns tipos de câncer de mama se manifestam por conta do aumento nos níveis de estrógeno, a soja tem a capacidade de bloquear esse avanço.

Isso ocorre por conta das isoflavonas, principal componente desse alimento e que ajuda a minimizar a ação prejudicial dos hormônios, diminuindo o risco de câncer.

 

Tomate

O tomate é uma fantástica fonte de vitamina C e fibras, além de realçar o sabor de um suculento spaghetti. Esse fruto é abundante em licopeno, uma substância que age como antioxidante e combate os radicais livres, que têm sua parcela de culpa no aparecimento de tumores.

 

Uva

Já a uva também tem seu poder antioxidante, presente especialmente na casca e que contribui bastante para o combate ao câncer de mama - atacando os radicais livres.

A casca da uva é rica em resveratrol, que é uma substância capaz de impedir tumores não só nas mamas, mas também no estômago, sistema linfático e fígado.

 

Em resumo, muito além de buscar bons alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama, jamais esqueça a relevância do diagnóstico precoce por meio do autoexame e demais exames clínicos.

O Covabra é um grande aliado no combate ao Câncer de Mama. Muito além da campanha de conscientização, nós oferecemos produtos de qualidade inquestionável tanto em nosso hortifrúti, quanto na Peixaria e setor de Carnes. Porque sabemos o valor de uma boa alimentação para proporcionar saúde e bem-estar às nossas clientes. E, sabendo disso, fazemos questão de compartilhar essas informações com você! 

No mais, também nos preocupamos em trazer conteúdos relevantes para os cuidados com a sua saúde. Esperamos, sinceramente, que nossas dicas de alimentação inspirem você a aprimorar sua dieta, sempre pensando no bem-estar do seu corpo a longo prazo. E, claro, não deixe de tomar os cuidados básicos e essenciais! Se você gostou do que leu, aproveite para compartilhar com seus amigos e também nas suas redes sociais!  



© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.