ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Cuide-se com estes 5 alimentos que previnem câncer de próstata!

Cuide-se com estes 5 alimentos que previnem câncer de próstata!

26/11/2020
Dentro dos cuidados com a saúde do homem, que ficam mais evidentes nas campanhas do Novembro Azul, os alimentos que previnem câncer ganham destaque.
Esse movimento de conscientização chegou ao Brasil em 2008 por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida, a fim de orientar os homens em relação ao câncer de próstata e a necessidade de afastar preconceitos para cuidar bem da saúde.
Para desmistificar tabus e ajudar você na prevenção, trouxemos um miniguia com informações precisas a respeito do assunto. Acompanhe a leitura e confira!


Qual é a importância do diagnóstico precoce?


Levando em consideração que os homens costumam ter uma expectativa de vida menor do que as mulheres, o fator saúde sempre deve ser algo preocupante.
Para se ter uma ideia do porquê de levar isso a sério, 20% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando realmente passam mal, algo que poderia ser evitado.
Buscar um diagnóstico precoce é uma forma de frear o desenvolvimento de um tumor maligno, bem como a metástase - quando o câncer se espalha para outras células.
Por isso é sempre importante que o paciente tenha visitas regulares ao urologista e faça um check-up completo da saúde, a fim de se precaver de outros problemas.
Para aumentar a longevidade de fato, lembre-se da importância de mudar o seu estilo de vida ao comer de uma forma equilibrada, largar vícios e praticar atividades físicas.


Quais são os exames solicitados?


Dependendo dos fatores de risco e possíveis sintomas, os urologistas podem solicitar primeiro o teste de PSA - um exame de sangue que mede a proteína na próstata.
Basicamente, o propósito desse tipo de exame é verificar se a glândula apresenta um funcionamento saudável dentro dos padrões quantitativos.
No entanto, os médicos jamais descartam a necessidade do famigerado exame de toque retal, que, por preconceito e tabus da sociedade, acaba sendo mal visto pelos homens.
Saiba que o toque dura pouquíssimos segundos e é essencial para avaliar, a partir do tato, a textura e a forma da próstata, de modo que o médico tire suas conclusões.


Quais alimentos ajudam a prevenir o câncer de próstata?


Como o cuidado com a saúde envolve um processo que mescla exames e mudança no estilo de vida, ter uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada é primordial.
Dessa forma, preparamos abaixo uma lista incrível de 5 alimentos que previnem câncer de próstata e que podem ajudar bastante no tratamento.
1. Cenoura
Sendo eficiente também na proteção do pulmão, a cenoura é rica em betacaroteno, cuja ação antioxidante provoca efeitos benéficos para o aumento da imunidade.
É um alimento abundante em ferro, potássio, manganês, cálcio e vitaminas K, E, C, B e A, podendo minimizar possíveis problemas na visão e déficits de memória.

2. Tomate
Eficiente também em suspeitas de câncer de mama, o tomate é esplêndido para reparar os danos dos radicais livres, muito por conta de seus componentes.
O licopeno, por exemplo, é uma de suas substâncias que consegue retardar a multiplicação de células cancerígenas, evitando um estágio avançado da doença.

3. Brócolis
O composto sulforafano é um dos soldados mais eficientes do brócolis no combate ao câncer, pois elimina células ruins e preserva aquelas que apresentam aspecto saudável.
O consumo regular dessa verdura também representa aspectos positivos para o controle de açúcar no sangue, portanto, não deixe de incluir na sua salada.

4. Melancia
Seja pura, seja em formato de suco, consumir a melancia é algo primordial para ajudar no bombeamento de sangue, algo que pode favorecer um bom desempenho sexual.
Por ser um alimento bem rico em água, torna-se aliado na hidratação do corpo e sua vitamina C é essencial para proteger o sistema imunológico de possíveis doenças.

5. Peixes
Experimentar peixes como atum, salmão, bacalhau, sardinha, tilápia, entre tantos outros pode fortalecer o nosso sistema imune, atuando contra as inflamações.
Isso ocorre por conta da ação do famoso ômega-3, que é um tipo de gordura boa com enorme potencial antioxidante para prevenir o desenvolvimento de tumores.

Em resumo, veja que é importante não somente consumir alimentos que previnem câncer, mas também focar em uma mudança de estilo de vida, afastar preconceitos e realizar os exames necessários a partir dos 40 anos.
Se você acha que seus amigos precisam ver este artigo o quanto antes, então compartilhe o post em suas redes sociais agora mesmo para informar as pessoas!

© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.