ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Você sabe quais são os vinhos para consumo gelado? Veja aqui!

Você sabe quais são os vinhos para consumo gelado? Veja aqui!

04/12/2020

“Vem chegando o verão” e você não faz ideia de qual bebida vai comprar para curtir a estação mais quente? Vinhos para consumo gelado são uma boa pedida, sabia? 

Cada vinho conta com uma temperatura ideal para ressaltar os aromas e sabores da bebida, sendo que alguns tipos de uvas combinam perfeitamente com o verão e harmonizam com diversos pratos.

Para melhorar ainda mais a sua adega de vinhos, acompanhe a leitura e confira quais são os tipos mais procurados em dias de calor!


Afinal, quais são as vantagens do vinho?

Por mais que a cerveja seja uma das grandes preferências nacionais no verão, apreciar um bom vinho também alivia o calor e pode ser bem vantajoso para o nosso corpo. 
Ao contrário da cerveja, o vinho não provoca a sensação de estufamento e, ainda, conta com propriedades antioxidantes que fazem bem para a circulação sanguínea.
Com um consumo moderado da bebida, algo em torno de duas taças por dia, é possível minimizar o risco da pessoa apresentar mal de Alzheimer inclusive.
Além disso, degustar um bom vinho pode ajudar a diminuir os sintomas de depressão, controlar o nível glicêmico no sangue e retardar o desenvolvimento de tumores.

Quais são os tipos de vinhos para consumo gelado?

Por morarmos em um país com médias altas de temperaturas no verão, a escolha por uma bebida refrescante sempre para no ponto de que esteja “estupidamente gelada”. 
Sendo assim, para que possa saborear o verão, preparamos um breve resumo sobre os principais tipos de vinhos que combinam com a estação mais quente do ano.

Vinho Branco

É um tipo de bebida mais leve, sendo que deixar na temperatura correta, ou seja, entre 6º a 8º C, é uma forma de acentuar ainda mais o sabor e aroma do vinho.
O frescor proporcionado por esse tipo de vinho é algo indescritível, sendo uma verdadeira celebração para as nossas papilas gustativas, especialmente os mais doces.
Vale ressaltar que a cor não é o único fator a considerar ao escolher um vinho, mas a safra também é relevante, de modo que o verão pede bebidas de colheitas mais novas.
Geralmente, os tipos secos leves, secos encorpados e doces costumam ser provenientes de uvas como Pinot Blanc, Trajadura, Furmint, Chardonnay, Azel etc.

Espumantes

Sendo uma das bebidas que mais combina com as festas de virada de ano, os espumantes carregam uma imagem de glamour e refrescam muito o nosso paladar.
Por conta do singelo borbulhamento ao despejar a bebida na taça, os espumantes trazem uma certa vivacidade, algo ideal para locais alegres e reuniões entre amigos.
Assim como o branco, deve-se consumir a bebida em torno de 6º a 8º C, sendo possível deixar o vinho na parte mais fria da geladeira por uma hora antes de abrir.
Quando se trata das uvas utilizadas na composição desses vinhos, dê preferência para os tipos Moscato Branco, Sangiovese, Pinot Meunier, Muscadelle, entre outros.

Vinho Rosé

É uma combinação excelente para curtir um dia na piscina, piquenique em família, apreciar o pôr do sol na praia, entre outros programas ao ar livre.
Com uma temperatura ideal entre 8º a 10º C, esse tipo de vinho tende a apresentar uma coloração mais límpida, cuja sugestão é consumir até o 3º ano de produção.
Com isso, você pode aproveitar melhor o vinho rosé e sua acidez na medida, a fim de se refrescar com toques frutados e harmônicos que ressaltam sua versatilidade.
Entre as diversas opções no mercado, pode ser que aprecie mais os vinhos de uvas como Espadeiro, Sauvignon Blanc, Malbec, Pinot Noir, Canaiolo, Grenache, Syrah etc.

O que é bom para harmonizar esses vinhos?

De forma prática, você pode utilizar duas técnicas excelentes para harmonizar os seus vinhos para consumo gelado com alimentos diversos: a continuidade e o contraste.
A primeira tem a premissa de procurar elementos que combinem em temperatura, sabor e aroma, enquanto a segunda tem a intenção de provocar uma sensação oposta.
Os vinhos brancos, por exemplo, podem fazer um enorme sucesso com um bom filé de tilápia ao molho limão, tábua de frios, saladas, mariscos, queijos brie, entre outros.
Já os espumantes caem como uma luva diante de camarões, lagostas, comida japonesa, carnes brancas, queijo gorgonzola e sobremesas de diversos tipos.
Quanto aos vinhos rosés, você pode harmonizar eles com peixes como bacalhau e salmão, carnes grelhadas, frutos do mar, paellas, carpaccios e queijos de baixa cura.

Para encerrarmos, lembre-se sempre de armazenar bem os seus vinhos para consumo gelado, de modo que consiga saborear todo o potencial da uva escolhida, bem como se refrescar diante de altas temperaturas.
Você sabia que a nossa adega tem fabulosas opções de vinhos para o calor? Aproveite e veja qual é a unidade mais próxima da sua casa para conferir as ofertas!

© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.