ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Metas de ano novo: que tal começar 2021 com o pé direito?

Metas de ano novo: que tal começar 2021 com o pé direito?

21/12/2020

Não basta apenas escolher a melhor cor para passar a virada de ano, pois, se pretende mesmo ter sucesso em seus objetivos é preciso desde já traçar as metas de ano novo.

Sabemos bem o quanto este ano foi diferente e desafiador, afinal, tivemos que repensar conceitos de vida, mudar prioridades e ter um novo olhar para o que importa de fato.

Pensando nisso, trouxemos um compilado de informações práticas sobre a importância das metas, como fazê-las e o que é bom para ter positividade. Confira!

Qual é a importância de ter metas na vida?

Antes de compreendermos a importância de uma meta, torna-se essencial sabermos o que é a meta em si, até mesmo para partirmos de um raciocínio lógico e prático.

Ao contrário dos objetivos, que tendem a ser mais genéricos, as metas são projeções que precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Elas podem ser utilizadas em milhares de situações do dia a dia, sendo essenciais tanto na vida pessoal quanto profissional, a fim de evoluirmos gradativamente.

Estabelecer metas é uma forma de melhorar a qualidade de vida, uma vez que você pode sair da zona de conforto e descobrir situações que jamais imaginou desfrutar.

É possível aumentar a autoconfiança diante das adversidades, bem como conquistar sonhos que só viviam na sua imaginação e que podem se tornar realidade.

Além disso, as metas servem para separar o que é realmente útil em sua jornada, proporcionando uma visão de longo prazo para chegar ao sucesso que almeja.

Como deve ser elaborada uma meta?

Antes de pensar nas metas de ano novo, estabeleça os objetivos que pretende alcançar e os indicadores que vão orientar sua busca para então tomar as devidas atitudes.

Veja se a meta proporciona algo desafiador e se há total clareza a respeito do caminho a seguir, observando não só os resultados, mas as possíveis consequências.

Você pode ter metas para cursos, viagens, casamento, carro, imóvel, entre outros tipos de objetivos, porém é sempre importante anotar e acompanhar cada passo.

Para entender de forma prática, vamos imaginar que você tenha um objetivo de montar uma adega de vinhos em sua residência e recepcionar melhor os amigos.

Logo, a meta pode ser montar uma adega que caiba no seu imóvel, dentro dos três primeiros meses do ano e economizando até 15% em suas compras.

Para que isso ocorra, seus indicadores de performance podem ser os preços dos vinhos, dos materiais para construção da adega, a temperatura ideal etc.

Com isso, aja para satisfazer esse desejo, ou seja, faça pesquisas de mercado, estude sobre as características dos vinhos, meça o espaço disponível e assim por diante.

Como manter a positividade para cumprir as metas de ano novo?

Embora o clima de final de ano e a renovação de energias deem uma motivação importante para fazermos nossas metas, torna-se crucial ter disciplina e foco.

Da mesma forma que um maratonista só chega ao fim da prova se estiver treinado e bem fisicamente, deve-se entender que manter a positividade é o combustível da meta.

É preciso ter equilíbrio durante essa jornada, até mesmo para não surtar e desistir tão facilmente do que se propôs a fazer, portanto, tenha calma e não se martirize.

Visando ter mais produtividade e concentração, por exemplo, você pode diminuir o acesso ao celular, a fim de evitar distrações e o acúmulo exagerado de informações.

Lembre-se sempre da importância do autoconhecimento, autogestão das emoções, empatia e gestão de relacionamentos, que são os pilares da inteligência emocional.

Seja uma pessoa antifrágil que, ao contrário da resiliente, não volta para o estado natural, mas sim cresce com as dificuldades diárias e costuma seguir estes passos:

em vez de se aconchegar na zona de conforto, tenha curiosidade sobre algo novo;

mesmo que tenha medo, enfrente os desafios e tire lições disso;

conserte as coisas na mesma velocidade que erra;

saiba colocar foco nas metas e aprenda novas habilidades;

mais do que mirar o final, aproveite as alegrias do caminho;

mensure os resultados e modifique o que for necessário.


Para finalizarmos, por mais desafiador que tenha sido 2020, lembre-se que suas metas de ano novo são a primeira fagulha de esperança, algo que todos nós precisamos para ter, pelo menos, um pouco de felicidade.

Se você gostou do artigo e acha que seus amigos precisam se motivar, aproveite que está aqui e compartilhe o post em suas redes sociais agora mesmo!


© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.