ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Aprenda dicas práticas de cuidados com a casa e limpe melhor!

Aprenda dicas práticas de cuidados com a casa e limpe melhor!

05/01/2021

Você sofre horrores para tirar manchas, crostas de gordura, rastros de sujeira, poeiras e demais resíduos? Afinal, como estão os seus cuidados com a casa?

Sabemos bem que, dependendo da sua rotina com visitas, filhos ou pets, o dia a dia de limpeza pode ser um assunto delicado e até estressante, mas é possível modificar isso com ótimos truques e os produtos certos.

Neste artigo, você vai conferir dicas práticas para limpar o fogão, o tapete, os azulejos e as janelas. Acompanhe a leitura e confira o que precisa fazer!

Fogão

Então quer dizer que você usou e abusou do fogão fazendo pernil assado, lentilha, rabanada, entre outras receitas e não sabe o que fazer com a gordura acumulada?

Pois bem, a primeira coisa que precisa ter em mente é que o fogão deve ser limpo todos os dias assim como a louça, até mesmo para não acumular crostas de gordura.

Deve-se levar em conta o material de limpeza utilizado, uma vez que cada superfície necessita de cuidados especiais, sendo que esponjas de aço só danificam o produto.

Coloque as peças removíveis de molho por 30 minutos em água quente e detergente e, se possível, utilize luvas de borracha para proteger sua pele de produtos abrasivos.

Comece pelo tampo de vidro e termine nas laterais, utilizando desengordurantes ou mesmo uma solução de bicarbonato com vinagre para retirar a sujeira do fogão.

Tapete

Imagine a cena: você e seu amor experimentando uma noite romântica, curtindo bons filmes, queijos e vinhos, quando a taça de um dos dois cai no tapete e suja tudo.

Respire fundo e continue sua programação, pois é possível tirar as manchas sem muito alarde, utilizando dicas práticas que fazem a diferença nos cuidados com a casa.

Se quiser limpar a seco, separe proporções iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio, aplique no tapete e deixe reagir, tirando depois com o aspirador de pó.

Vinagre branco com água morna e detergente neutro também é ótimo, especialmente para retirar a urina de seus pets do tapete, desde que esfregue com delicadeza é claro.

Mas se você trocar o vinagre por amaciante de roupa, pode ajudar bastante a limpar os tapetes mais felpudos, utilizando uma escova macia e concluindo com pano úmido.

Além disso, você pode aplicar uma solução de bicarbonato de sódio e água oxigenada diretamente nas manchas, dando pequenas batidas com um pano para resolver.

Azulejo

Seja no banheiro, seja na cozinha, outro grande terror dos cuidados com a casa é o famigerado azulejo e seu inseparável amigo rejunte, que acumulam muita sujeira.

A princípio, passe vinagre branco com bicarbonato de sódio entre os vãos dos azulejos, lembrando sempre de deixar a mistura reagir por alguns minutos.

Esse processo é necessário para diminuir a rigidez das crostas acumuladas e, com isso, poupar tempo ao esfregar o azulejo com uma escova ou mesmo a esponja.

Para as marcas de lodo e gordura, o ideal é usar um pouco de detergente neutro com tira limo e, se for necessário, aplicar suco de limão e vinagre.

Jogue água depois para retirar os produtos aplicados e seque com um pano limpo, finalizando assim a sua rotina de limpeza para evitar qualquer encardido na parede.

Janela

Evidente que não poderíamos deixar de mencionar as janelas, que é uma das grandes dores de cabeça em matéria de limpeza, pois nem todos tomam os devidos cuidados.

O primeiro deles é evitar limpar a janela em dias ensolarados, isso porque o calor pode secar o sabão antes de você enxaguar o vidro, deixando manchas horríveis.

Sendo assim, opte por dias nublados ou faça a limpeza das janelas entre o entardecer e o começo da noite, tirando toda a poeira primeiro antes de qualquer produto.

Atente ao fato de que o limpa-vidros não necessariamente serve para todos os locais, sendo que a janela da cozinha, por exemplo, pede a aplicação de desengordurantes.

A combinação de água e detergente neutro também é eficaz, de modo que você limpe a janela em movimentos circulares ao melhor estilo Daniel San, de Karatê Kid. 

Depois é só enxaguar e secar com um pano macio que não solte fiapos, sendo que deixar a janela aberta auxilia na prevenção ao coronavírus, pois ventila o ambiente.


Em resumo, perceba que existem muitos truques e “receitas de família” que ajudam bastante nos cuidados com a casa, mas lembre-se sempre de passar no supermercado para manter o seu estoque de produtos de limpeza.

Você acha que tem muita gente que precisa ler essas dicas? Então, aproveite a oportunidade e compartilhe o post agora mesmo em suas redes sociais!



© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.