ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Verduras Orgânicas: saiba quais são as vantagens e os diferenciais!

Verduras Orgânicas: saiba quais são as vantagens e os diferenciais!

15/01/2021

Por causa do isolamento social e da quarentena, as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação e, com isso, as verduras orgânicas ganharam um baita destaque.

Antes de mais nada, entende-se como alimento orgânico aquele que é cultivado sem produtos químicos sintéticos ou agrotóxicos, respeitando assim as definições da Lei 10.831/2003 e levando o aval do Ministério da Agricultura. 

Neste artigo, você compreenderá melhor como esses alimentos favorecem a preservação do meio ambiente e da nossa saúde. Confira!

Quais são os impactos ao meio ambiente?

O primeiro aspecto que devemos pautar é que a não utilização de agrotóxicos contribui para a preservação do solo, das águas e do ar, ajudando a fauna e a flora.

A enormidade de produtos químicos utilizados na agricultura comercial tende a deixar resíduos no ambiente, sendo que alguns agrotóxicos podem perdurar por décadas.

A contaminação com pesticidas tende a reduzir a população de abelhas, por exemplo, que são importantíssimas no processo de polinização das plantas e produção de mel.

A utilização de adubos vegetais nos alimentos orgânicos também protege o meio ambiente, pois aumenta a biodiversidade e gera mais nutrientes às plantas.

Além disso, vale ressaltar que a produção orgânica fomenta a agricultura sustentável, ou seja, obedecendo às normas trabalhistas e de preservação de área ambiental.

Os protocolos adotados causam impacto também nos produtos de origem animal, tendo em vista que hormônios de crescimento e antibióticos são evitados.

Afinal, por que as verduras orgânicas duram mais?

Levando em consideração que frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos dispõem de menos água na composição, isso minimiza o efeito de deterioração.
Basicamente, o fato desses alimentos não levarem fertilizantes, algo que faz a planta absorver água em abundância, é o que deixa menos perecível e durável em sua casa.
Como os alimentos convencionais têm uma alta carga de produtos químicos para acelerar o amadurecimento, isso acaba se prolongando até depois da colheita.
Com isso, os produtos tendem a durar menos do que gostaríamos e só lavar bem não é suficiente para eliminar os agrotóxicos, uma vez que a toxicidade atinge desde a raiz.
A ausência de venenos para combater pragas também é responsável pela durabilidade, pois as plantas produzem substâncias naturais que ajudam a criar resistência.
Isso facilita muito na hora de planejar o seu cardápio, afinal, aproveitará melhor os alimentos para fazer caldos, sopas, saladas, temperos e demais receitas.


Quais são os benefícios para a saúde?

Além de entender a importância das verduras orgânicas para a natureza, bem como a sua durabilidade, torna-se essencial saber as vantagens desses alimentos para o corpo.
Partindo desse princípio, trouxemos abaixo alguns dos principais benefícios em introduzir alimentos orgânicos em suas compras periódicas no supermercado.

Apresentam mais qualidade nutricional

No processo orgânico, os produtores rurais que se enquadram na lei utilizam técnicas agrícolas especializadas para tratar, recuperar e manter o solo fértil de forma natural.
A partir disso, os alimentos terão todo o respaldo para oferecer proteínas, minerais e vitaminas em suas quantidades certas, a fim de melhorar a qualidade de vida. 


Contam com mais fitoquímicos

À medida que as verduras orgânicas não usam pesticidas, isso favorece a formação de fitoquímicos, que são substâncias que aparecem naturalmente nos alimentos.
Esse componente natural tem características anti-inflamatórias e antioxidantes, promovendo assim a eliminação de matérias tóxicas no nosso organismo.


Proporcionam um sabor melhor ao paladar

Lembra quando mencionamos que as plantas contam com defensores naturais contra pragas e que isso, consequentemente, promove maior durabilidade? 
Esse recurso ressalta ainda mais o sabor dos alimentos orgânicos, pois o processo de amadurecimento é respeitado e, com isso, podemos sentir o real gosto dos produtos.


Trazem mais segurança alimentar

Caso você não saiba, os produtos oriundos de uma agricultura comercial passam por uma série de processos do campo até a sua mesa, ou seja, várias mãos tocando neles.
Pensando então na prevenção ao coronavírus, adotar uma alimentação orgânica é escolher melhor o que entra na sua casa, a fim de te proteger de vírus e bactérias.


Protegem a saúde dos agricultores

Tão importante quanto preservar a nossa saúde, torna-se essencial olharmos para as vidas dos trabalhadores rurais, que são afetados também pelos agrotóxicos.
Optar por alimentos orgânicos é ter empatia com o próximo, evitando assim que os agricultores apresentem problemas digestivos, neurológicos, respiratórios etc.
Por fim, na hora de comprar suas verduras orgânicas, dê preferência para quem tem respeito pela higiene e segue todos os cuidados com armazenagem e transporte, de modo que a sua alimentação seja a melhor possível. No Covabra você encontra uma grande variedade de produtos orgânicos. 

Se você gostou do texto e quer ficar de olho em ofertas, sorteios, receitas e outras novidades, aproveite a oportunidade e curta a nossa página no Facebook!

© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.