ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent
Home > Blog > Afinal, quais são os principais cuidados com os cabelos no verão?

Afinal, quais são os principais cuidados com os cabelos no verão?

03/02/2021

Não vê a hora de dar um mergulho no mar ou na piscina e se refrescar? Mas será que você toma todos os devidos cuidados com os cabelos no verão?

Para saborear o verão com saúde de sobra, você deve se preocupar não só com a sua pele, mas também com os cabelos, porque a rotina de sol, praia e piscina pode deixar os seus fios em uma situação lastimável.

Neste artigo, você descobrirá como lavar os cabelos corretamente no verão, além de receber cuidados e ter receitas incríveis de hidratação caseira. Confira!


Como lavar os cabelos no verão?

Quando se trata da lavagem dos fios, dê preferência à água fria ou morna, pois é uma forma de evitar o ressecamento provocado pelas altas temperaturas. 

Inclusive, a água gelada consegue fechar as escamas dos pelos, agindo como uma espécie de selante natural, a fim de minimizar possíveis efeitos da oleosidade.

Com esse cuidado básico, você pode manter os nutrientes necessários para o crescimento saudável do seu cabelo, proporcionando brilho, maciez e resistência.

Para tanto, selecione shampoos e condicionadores de acordo com o grau de curvatura dos seus fios e necessidades, evitando assim componentes agressivos.

Massageie com delicadeza o couro cabeludo, mas sem utilizar as unhas, pois essa atitude pode provocar feridas e estimular a caspa.

Além de cuidar da temperatura ideal do banho, seque o cabelo com uma toalha de microfibra e opte por pentes de madeira para finalizar, evitando frizz e embaraços.


Quais são os cuidados com os cabelos no verão que você deve ter?

Tão importante quanto se preocupar com uma lavagem correta das madeixas, você deve ficar de olho em outros cuidados essenciais para a saúde do couro cabeludo.

Tendo isso em vista, preparamos alguns tópicos abaixo que você deve seguir como um verdadeiro “mantra” no verão, a fim de se proteger e curtir a estação ao máximo.


Deixe o cabelo mais livre

Embora prender os cabelos, no intuito de aliviar o calor e reduzir o contato com o suor, seja uma ação interessante e prática, devemos ter certa atenção com os fios.

A curto e médio prazo, essa atitude de prender demais o cabelo pode provocar quebras e quedas por conta do atrito com grampos e elásticos.

Dependendo do volume de cabelo e das condições às quais se encontra, deixe-o mais solto e faça coques altos, utilizando elásticos com tecido ou “hashis” de madeira.

Preocupe-se também em pentear com carinho das pontas à raiz, pois o fator vento é muito comum no verão e deixa os fios embaraçados.


Evite a exposição excessiva ao sol

Apesar de o sol ser importante para absorvermos doses naturais de vitamina D, lembre-se que evitar os efeitos nocivos do calor ajuda na qualidade de vida.

Quanto mais você se expõe aos raios solares, a tendência é que os fios capilares passem por um processo oxidativo, algo que acaba degradando as proteínas do cabelo.

Além disso, o calor em demasia pode comprometer a queratina dos fios, o que pode resultar em um cabelo mais quebradiço, bem como sua descoloração.

Para coibir esses malefícios, invista no uso de óleos de argan, andiroba, murumuru, maracujá, entre outros componentes que devolverão resistência e emoliência.


Prepare-se antes de mergulhar

Bem antes de dar aquele “tchibum” gostoso no mar ou na piscina, torna-se relevante nos preocuparmos com os efeitos que o sal e o cloro podem gerar aos cabelos.

O sal do mar, por exemplo, tem a característica de abrir a cutícula dos fios e deixá-los endurecidos, pois sua composição retira a água presente na estrutura do cabelo.

Já o cloro da piscina pode ser um verdadeiro vilão para a coloração, especialmente no caso de madeixas loiras, uma vez que a tendência é o cabelo esverdear com o tempo.

Para tanto, tome uma boa ducha depois de um mergulho e aplique cremes hidratantes, sprays ou demais produtos com filtro de proteção solar.


Mime seus fios da melhor forma

Cuidar bem do seu cabelo não apenas ajuda a manter a estética, mas reforça a importância da autoestima e da preocupação com o bem-estar no dia a dia.

Sendo assim, mime os seus fios da melhor maneira possível, utilizando produtos que respeitem a sua estrutura capilar e, principalmente, o volume que dispõe. 

Alterne entre máscaras reconstrutoras e nutritivas, sendo que cumprir à risca o cronograma capilar pode reforçar bastante o cuidado com o couro cabeludo.

Inclusive, produtos sem sulfatos, parabenos e petrolatos, especialmente entre crespas e cacheadas, podem ser uma boa escolha para tratar os cabelos com eficiência.


Como fazer uma boa hidratação caseira?

Sabemos bem que nem sempre é possível encontrar tempo na agenda para marcar uma hora no salão e fazer os devidos tratamentos, não é verdade?

Dar aquela passada no supermercado pode ter enormes vantagens também para cuidar dos seus fios, portanto, veja abaixo algumas receitas de hidratações caseiras.


Abacate

Coloque abacate na sua listinha de frutas, verduras e legumes, pois é um item com propriedades muito nutritivas e que ajuda na reconstrução e hidratação.

Para tanto, retire a polpa do abacate, amasse-a com vontade em uma tigela e misture com uma colher de máscara hidratante e óleo de coco.

Ainda com os cabelos molhados, passe essa mistura e deixe agir por meia hora, sendo importante depois lavar bem os fios para retirar todos os resíduos.


Amido de milho

Sendo um ingrediente famosíssimo entre as influencers do nicho de beleza, o amido de milho ou popular maisena, tem tudo o que precisa para hidratar com qualidade.

Na mistura, utilize uma colher de amido de milho e óleo de coco, bem como uma colher de chá de açúcar e 100 ml de leite — independentemente do tipo.

A intenção é fazer um mingau e aplicar essa misturinha mecha a mecha nos cabelos já lavados, deixando agir por 30 minutos antes de enxaguar e finalizar.


Azeite de Oliva

Outro grande aliado no que se refere aos cuidados com os cabelos no verão é o azeite de oliva, pois consegue não somente hidratar, mas também repor nutrientes básicos.

Assim como as ampolas, você pode potencializar o seu creme de hidratação com uma colher de chá de azeite extravirgem, deixando agir no cabelo por 15 minutos.

Caso prefira, aplique o azeite com um pincel por todo o comprimento dos fios ainda secos, retire o excesso, envolva o cabelo e, depois de uma hora, lave-o normalmente.


Mel

Agora se você passou por situações no verão em que o cabelo deu aquela danificada, então utilizar receitas com mel pode ajudar bastante a recuperar a vitalidade dos fios.

Com uma xícara de mel apenas (340g), você pode aplicar por toda a cabeleira, assim como no caso do azeite, e deixar agir por 20 minutos antes do enxágue.

Hidratações caseiras à base de mel e frutas como banana e abacate também são ótimas, sendo perfeitas para cabelos ressecados pela exposição ao sol.


Para finalizarmos as nossas dicas de cuidados com os cabelos no verão, lembre-se sempre da importância de fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, a fim de promover uma circulação sanguínea melhor.

Percebeu o quanto é essencial ter os devidos cuidados com os cabelos para ter fios fortes e saudáveis? Aproveite que está aqui e compartilhe este post com seus amigos!



© 2019 Covabra Supermercados. Todos os direitos reservados.